Os instrumentos da Capoeira

A Capoeira é uma arte marcial brasileira, que surgiu no período colonial, incorporando movimentos de dança e jogos de luta de índios e negros. Seus instrumentos musicais, que acompanham as rodas de capoeira, são responsáveis por criar a atmosfera e transmitir as emoções do momento.

A música tem muita importância na capoeira, e para falar de música, precisamos conhecer os instrumentos que são tocados na roda de capoeira. E são vários! De origem afro-brasileira, eles acompanham as músicas típicas e criam a cadência e o ritmo necessários para a movimentação dos capoeiristas.

Berimbau

O berimbau é o instrumento mais importante na capoeira, pois é através dele que se dá o ritmo do jogo, podendo até ser tocado sozinho.

Ele é composto pela verga de biriba, corda de aço, cabaça e barbante.

É tocado com a baqueta e o dobrão (uma peça de metal, antigamente uma moeda) mas também usa-se muito no lugar do dobrão uma pedra. Para acompanhamento do berimbau, usa-se o caxixi.

Caxixi

Um pequeno cesto com sementes. Tem, possivelmente, influências africanas e dos indígenas brasileiros em sua construção. Usado com o berimbau, dá um segundo momento no ritmo da baqueta no fio de aço.

Esse instrumento foi inserido nas rodas de capoeira apenas no século XIX, apesar de ser um instrumento extremamente antigo. Pode ser de três tipos: Gunga (grave), Médio e Viola (agudo).

Atabaque

O atabaque é um tambor de madeira, com uma pele de boi, que produz um som grave e metálico. É usado para marcar o ritmo da roda de capoeira e dar força ao berimbau.

Pandeiro

O pandeiro tem origem asiática e foi trazido para o Brasil pelos portugueses. O instrumento de percussão é usado no acompanhamento do canto e tem um som mais agudo do que o atabaque. Ele é usado para marcar o compasso e até para enfeitar a música com as chamadas viradas.

Agogô

Esse instrumento tem origem africana. Além de ser combinado aos sons do berimbau e do atabaque, ele serve como um contraponto rítmico aos dois.

O agogô é composto por um pequeno arco e uma alça de metal que termina em dois cones metálicos de diferentes tamanhos, que produzem dois sons diferentes quando tocados com uma vareta de ferro. também pode ser feito com castanhas, dando um som mais suave e menos metálico.

Os instrumentos da Capoeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo